Antecipar o futuro sempre foi uma tentação, é mais do que provável que ninguém na verdade antecipe o futuro coisa nenhuma.
Mas como é gostoso avisar que algo vai acontecer, principalmente quando é ruim, triste, negativo ou catastrófico. Nos postos de gasolina do Brasil, por exemplo, nunca há boas notícias: Subiu a gasolina? Sim, e vai subir mais. Numa projeção temporal não é verdade, a gasolina, sobe, desce e fica, mas não se dispara, nem despenca apocalipticamente.
Figurarse algo mistura sapiência, experiência de vida e cultura social.
Ver o futuro de maneira clarividente é vê-lo quase materialmente, Figurárselo, quer dizer, como se fosse uma imagem palpável, é muito mais do que ter uma intuição, as ovelhas na Espanha barruntan chuva com dias de antecedência, e acertam. Desconheço se é intuição ou capacidade figurativa. Figurarse algo mistura sapiência, experiência de vida e cultura social, estes ingredientes podem confluir para no final elaborar um conhecimento muito mais profundo do que o meramente racional e um pouco mais palpável do que o ato de fé das nossas queridas ovelhas espanholas.