A estrutura profunda se relaciona com a intencionalidade, que coincida com a estrutura superficial, as palavras em forma de frases para se expressar é uma arte, por isso tem gente que fala bem, que fala mal, assertivos, divagadores ou que não dizem nada. Tanto na linguagem oral como escrita.
A discrepância é notável em ambas, porém, na oral, há recursos para retificar ou esclarecer mal-entendidos, também uma linha temporal que permite uma explanação reparadora. As confusões e discrepâncias, inimizades e rupturas na escrita são irreversíveis, famílias inteiras foram para o espaço por uma palavra deslocada, um adjetivo inesperado ou um like anómalo.
No modus operandi corporativo dos últimos tempos, uma descoberta: a estrutura profunda de Estou em reunião pode sugerir um No quiero hablar contigo, quer dizer, quando alguém está em reunião na verdade a prioridade não é você, na verdade você é a última prioridade de todas as prioridades, quer dizer, não é prioridade alguma, uma prioridade pária, a estrutura superficial tentando avançar sobre a intencionalidade, mas os malabarismos linguísticos muitas vezes, por pura estatística, viram inócuos quando se repetem muito.