Segundo Villanueva / São Paulo, 07 de Fevereiro de 2022
Comunicação. São Paulo, 7 de fevereiro de 2022
O mundo anglo-saxão, que privilegia o mercado como uma das principais inspirações do relacionamento humano, usa a expressão "win-win" para oferecer uma ideia positiva do negócio, àquele no qual todo mundo ganha, é uma maneira de ficar em paz e continuar progredindo.
Na semana passada veio à minha cabeça uma expressão espanhola cuja origem desconheço, porém, sendo o contrário significa o mesmo que a dos nossos vizinhos ingleses ou dos americanos, "ni para ti, ni para mí". A estrutura profunda seria mais o menos esta: vamos fazer um negócio, eu não vou tirar vantagem de você, porém, você também não vai tirar vantagem de mim, portanto, vai ser bom para os dois.
Veja que implicitamente a dimensão mercadológica não se mostra tão relevante na expressão que proponho, parece-me até certamente secundária, um aspecto da vida, este, o econômico, que poderia ter a mesma importância que qualquer outro, e de fato, acredito ter (espiritual, convívio, qualidade de vida, família, etc).
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Muito obrigado, um abraço,
Segundo Villanueva Fernández