Existe a possibilidade de realizar uma leitura em diagonal, também uma leitura através de resumos, uma leitura através da IA compilando ideias em forma de árvores, ou mosaicos.
Todas elas estão predestinadas a gerenciar construtos de conteúdo com uma finalidade instrumental, provavelmente para geração de textos orais rápidos que lubrifiquem a dialética e consolidem a argumentação para nessa relação de poder que consiste o exercício sadio da língua, vencer: ter razão, conseguir algo, obter um perdão.
A leitura da vaca
A leitura da vaca, a leitura que rumia (Gregorio Luri) é lenta, requer pesquisa, suga as palavras, e o ignoto reverbera na consciência criando uma necessidade imperiosa de conhecer.
Solicita dois níveis de compreensão, um, a primeira leitura, superficial e geral, dois, a intromissão das origens históricas,
Solicita dois níveis de compreensão, um, a primeira leitura, superficial e geral, dois, a intromissão das origens históricas, culturais e excelentes que todo texto oferece e que não é descrita em resumos porque pertencem ao património exclusivo e individual da curiosidade e ambição de cada indivíduo. Você lê e entende, o que você é.