Existem muitos desafios pela frente, um deles consiste em determinar o formato de aula.
Qual o papel do professor em relação aos alunos, ele vai continuar estabelecendo uma posição unidirecional em relação ao conteúdo informativo ou a grupo como tal, quem vai ser o gerador das informações que levemente vão transitar no coração da aula… o grupo como uma nova entidade, o professor, a internet, as informações que sobrevoam constantemente e de maneira gratuita à incrível distância de um botão de celular…
Se for assim, qual vai ser o lay-out da sala, se concordamos com que a informação já não se estabelece de maneira tão extremista como era antes, como devem ser as mesas, as cadeiras, onde deixar a tevê, qual a importância da postura, de ficar em pé, por exemplo, quem deveria ficar em pé, o professor, fugindo dia após dia do papel tradicional do professor como era entendido até há pouco… ou o aluno, ou os alunos…
Um mesa, cadeiras universitárias, por que não sentar no chão, se a comunicação é infinita e principalmente o que habita no ar é ruído, por que não derrubar todos os muros das salas, fazer com que o B2 transite pelo A1, que as risadas do A2 sejam como uma enchente sonora para os de B1… por que não…
Gostaria de saber qual a sua opinião, pode deixar aqui seu comentário como gestor de pessoas e de conhecimento, queremos construir uma nova realidade, uma coisa está clara, tudo vai mudar, é uma questão de tempo…
Es verdad que el formato de la clase ha cambiado y si no lo ha hecho todavía lo tendría que hacer. Muchas veces, lo ha hecho, debido a los cambios en la mídia y en la influencia de la internet y las redes sociales.
Ahora bien, siempre tenemos que preguntarnos por el papel y la orientación del profesor o tutor en este nuevo panorama. Cuál tiene que ser nuestro papel y postura en clase y fuera de ella y nuestra formación contínua.
También tendremos que tener en cuenta las motivaciones del alumno.
Gracias por la atención!