Existem alunos e alunos. A maioria são alunos conscientes das limitações espaciais da aula, temporais do curso e educacionais que é o histórico que carrega cada um. Uma minoria é insensível a este triplo contexto e assim fica um pouco mais difícil. Carinhosamente os denominamos Alunos Problema, não porque tenham culpa, cada qual é livre de pensar e exigir o que quiser, é uma questão logística, de gestão interna. Como lidar com eles, como levar a satisfação plena, ou aspirar a ela com demandas que vão além, muito, da proposta inicial do curso?
Segundo Villanueva, desde São Paulo
Existem sim. Mesmo assim, grande parte do problema, se é que podemos nomeá-lo assim, se resolve explicando muito bem desde o início do curso o que é que vamos oferecer e como, e o que esperamos do aluno para atingir as suas expetativas.
Sim, mas nem tudo pode ser comunicado, aliás, são 4 ou 5 conceitos básicos…a realidade de um curso é tão complexa, tão complexo é o universo diário do aluno, suas influências culturais, aspirações, limitações, anseios…isto, é difícil de calibrar, de administrar…devemos estar muito atentos e mostrar para ele que nem tudo tem resposta, assim, de uma maneira mecânica ou automática…